Abac e fenauto firmam parceria
07/11/2013
O crescimento do Sistema de Consórcios nos últimos anos tem despertado interesse de diversos elos da cadeia produtiva. No setor de comercialização de veículos seminovos, usados e novos, a procura tem aumentado, fato que gerou cooperação entre a entidade representativa das administradoras de consórcios e a das associações que congregam revendedoras atuantes nesse mercado.
A ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios e a FENAUTO Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores assinaram acordo de cooperação que possibilitará maior aproximação entre seus associados. Além de utilizar os meios de comunicação para informar e conscientizar os consumidores sobre a possibilidade de uso dos créditos do consórcio como mecanismo de autofinanciamento de menor custo, as entidades buscarão ainda empreender esforços conjuntos, por ocasião de eventos, na troca de experiências.
Para Fabiano Lopes Ferreira, presidente do Conselho Nacional da ABAC, "essa parceria é importante para todos os envolvidos, administradoras de consórcios, revendedores de veículos e consumidores, pois projeta a expansão de oportunidades de bons negócios e de crescimento setorial".
Ao comentar o acordo, Ilídio Gonçalves dos Santos, presidente do Conselho Deliberativo da FENAUTO, explicou que "essa parceria vem em boa hora para facilitar as negociações com os clientes e fortalecer a prestação de serviços de milhares de revendas associadas, por todo o Brasil. Acreditamos que esse trabalho irá gerar frutos significativos para os dois segmentos, já que somos responsáveis por cerca de 600 mil empregos diretos e indiretos e pela compra e venda de cerca de 9 milhões de veículos por ano. Agradeço, em nome de todos os nossos Associados a confiança depositada pela ABAC em nossa entidade".
Nos oito primeiros meses de 2013, o Sistema de Consórcios apresentou crescimento nos diversos setores onde está presente, com destaque para o setor de veículos automotores. Dos 5,55 milhões de participantes ativos registrados em agosto último, 4,80 milhões estão em grupos de automóveis, motos e pesados. Do acumulado de vendas de novas cotas - 1,66 milhão de janeiro a agosto de 2013 - 1,52 milhão está nesses setores. Paralelamente, sobre o total das contemplações ocorridas nos mesmos meses - 816,9 mil (jan-ago/2013) - houve 756,1 mil consorciados que puderam utilizar seus créditos para aquisição de veículos.
O balanço de vendas do setor de veículos seminovos, elaborado pela FENAUTO, revelou que, no mês de setembro, considerando apenas seminovos com tempo de uso até três anos, as vendas se mantiveram positivas, com aumento de 0,8% em comparação ao mês anterior.
Já no acumulado do ano, as vendas de seminovos (automóveis,
comerciais leves e pesados, motos e outros) aumentaram em 4,2%, subindo de
8.784.866 unidades em 2012 para 9.156.067 neste ano.
Comparando apenas o mês de setembro, a alta foi de 9,9% em relação ao
mesmo mês de 2012. O salto foi de 976.058 para 1.072.892 veículos. (ABAC
- Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios)